Seguidores

sábado, 23 de julho de 2016

Mercado do Artesanato - Como entrar e permanecer!

Olá pessoas, tudo bem?!

Eu e minhas pesquisas sobre o universo do artesanato! Anotei, e vou deixar aqui para vocês também terem algumas referências...

O artesanato em geral é influenciado pelas culturas indígena e europeia. Particularmente, eu acho incrível como os indígenas trabalham em suas peças! Elas são lindas demais, além de serem produzidas com matéria prima direto da natureza. Já as peças europeias vêm com um toque específico de delicadeza!

Resultado de imagem para artesanato indigena

Resultado de imagem para artesanato europeu

Há grande quantidade de matéria prima para o artesanato (cerâmica, fibras, pedras, madeira, papel, metal, tecidos, etc). Essa matéria prima tanto pode ser natural ou industrializada.

Resultado de imagem para matéria prima para artesanato

Resultado de imagem para matéria prima para artesanato

Resultado de imagem para matéria prima para artesanato

Resultado de imagem para matéria prima para artesanato

Além de ser considerado uma fonte de renda, o artesanato também retrata a história de um país. Só no Brasil, o mercado movimenta cerca de R$ 30 milhões de reais, envolvendo 9 milhões de artesãos. Os principais itens de consumo são os utilitários e itens de decoração.

Resultado de imagem para R$

Você é um artesão e está a procura de melhores ganhos, melhor atendimento ao seu público, e ficar de vez no mercado do artesanato??? Deixo aqui algumas dicas!

1 - Aproveite as oportunidades (ofereça lembranças e brindes para eventos; propaganda com produtos ecologicamente corretos; valorize produtos regionais);

2 - O endereço da sua loja deve ser de preferência onde haja movimento de pessoas (galerias, centros comerciais, shoppings populares, etc);

3 - Invista em divulgação, atendimento e promoções para atrair o público;

4 - Exigências Legais e Específicas (verifique se é permitido; legalize o endereço; verifique a disponibilidade do nome e marca para registro; registro do contrato social; CNPJ; Inscrição Estadual; Alvará de Licença; Registro na Secretaria Municipal da Fazenda; Matrícula no INSS);

5 - Sua loja deve ter pelo menos 20 m² de área estrutural (salão, banheiro, estoque e copa);

6 - Para uma maior comodidade na hora de receber seus clientes, tenha equipamentos (armários; balcão; computador; expositores; impressora; prateleiras; telefone; vitrine; manequins e provador).

Mas o mais importante, é ter amor no que faz! Colocar em cada centímetro do seu trabalho, um pouquinho do seu amor, carinho, dedicação! Isso sim faz toda diferença!!!

Beeijo =**

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça esta Blogueira cada vez mais feliz! Deixe seu comentário, e assim que puder, retribuo o carinho! :)

Obrigada, e volte sempre que desejar!

Top Comentaristas

Top Comentaristas by SemNome