Seguidores

domingo, 31 de março de 2013

É Páscoa!

Bom dia pessoas!

Páscoa significa passagem.
É um evento religioso cristão. Também é considerado pela maioria das igrejas relacionadas à esta corrente religiosa, a maior e mais importante festa da Cristandade Católica.
Os cristãos católicos celebram a ressurreição de Jesus Cristo.
A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.


E você conhece os símbolos da Páscoa e seus significados?!


É o mais esperado pelas crianças.
É uma tradição milenar relacionada ao Cristianismo. O ovo representa a fertilidade e o renascimento da vida. Apenas a partir do século XIX que os ovos começaram a ser feitos de chocolate, utilizados até hoje. 


O coelho simboliza o nascimento e a nova vida, principalmente pela capacidade de reprodução que eles têm. É a principal atração entre as crianças.


O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. Simboliza a aliança feita entre Deus e o povo judeu. Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus Cristo, que foi sacrificado na cruz  pelos nossos pecados.


O Círio Pascal é uma vela que representa a Luz de Cristo. Esta vela é usada durante as missas do Tempo Pascal, Crismas, Profissão de Fé e Batizados. Porém, não é qualquer vela. Esta contém símbolos:
O alfa (Α), ou a letra A (Cristo é princípio)
O omega (Ω), ou a letra Z (Cristo é o fim)
O ano em curso (A Ele o tempo e a eternidade)
A cruz (símbolo da redenção)
O (Chi) Χ e o (Rho) ρ (letras gregas) que são o anagrama de Cristo (Χριστός)
Acende - se esta vela no sábado de Aleluia.


O girassol representa a busca da luz, do caminho, da verdade e da vida. 


O pão e o vinho, como todos que vão à igreja sabem, representam o corpo e o sangue de Jesus Cristo. simbolizam a aliança eterna com o Criador com as sua criatura e a sua presença no meio de nós.


A Colomba Pascal, é um bolo em forma de "pomba da paz" representa a vinda do Espírito Santo.


Os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de Cristo.


São 40 dias que precedem a Semana Santa dedicados à preparação da celebração. Inicia - se a quaresma na Quarta - Feira de Cinzas e termina na Quinta - Feira Santa.


Para os cristãos, os Óleos simbolizam o Espírito Santo que nos dá força e energia para vivermos o evangelho de Jesus Cristo.

É isso!
Desejo à vocês...



Delícia! =P

Um comentário:

  1. Oi, Aline!!! Vim agradecer a visita e conhecer o seu cantinho... Adorei, já virei seguidora e já estou torcendo para que o seu sonho de ser mãe se realize logo!!!
    Mil beijos...

    ResponderExcluir

Faça esta Blogueira cada vez mais feliz! Deixe seu comentário, e assim que puder, retribuo o carinho! :)

Obrigada, e volte sempre que desejar!

Top Comentaristas

Top Comentaristas by SemNome